Entrar

Questão sobre Música, Composições e Criações

Artes

Originais Teachy

'EF69AR23'

Música, Composições e Criações

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Artes

Na música, a criatividade é essencial para produzir composições únicas e expressivas. Ao explorar diferentes técnicas de improvisação e arranjo, os músicos podem criar obras que refletem suas emoções e experiências. Essa liberdade artística é fundamental para a diversidade do cancioneiro brasileiro, que é composto por uma ampla variedade de estilos e influências culturais. Nesse contexto, como a música vai além da simples reprodução de melodias, ritmos e harmonias?
a.
A música pode ser feita de forma inovadora, combinando elementos sonoros de maneira única e expressiva.
b.
A música brasileira se limita a reproduzir padrões tradicionais e não permite inovações.
c.
A improvisação e a composição musical não são práticas comuns na cultura brasileira.
d.
A diversidade do cancioneiro brasileiro é resultado apenas de influências estrangeiras.
e.
A criação musical não demanda experimentação e criatividade para ser relevante.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em uma aula interdisciplinar de Artes e Matemática, os alunos do 6º ano foram desafiados a criar um desenho geométrico utilizando apenas uma folha de papel e régua. O desenho deveria consistir em uma repetição de padrões que se encaixassem perfeitamente, formando um mosaico. Cada aluno escolheu um polígono regular como base para o seu desenho, e os polígonos escolhidos foram: triângulo equilátero, quadrado, pentágono regular e hexágono regular. Após decidirem pelos polígonos, os alunos iniciaram o desenho dos padrões observando os ângulos internos das figuras e a regularidade exigida para que o mosaico se formasse corretamente. Considerando que a regularidade e a simetria são elementos essenciais da arte geométrica, a tarefa proposta não apenas explorou a criatividade dos alunos, mas também sua capacidade de compreender e aplicar conceitos matemáticos relacionados a polígonos e suas propriedades.

Desenho • 'EF69AR02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de História da Música, um grupo de estudantes do 8º ano foi desafiado a identificar e caracterizar estilos musicais que marcaram diferentes períodos históricos. Ao explorar as canções de 'Concerto para Bandolim em Dó Maior', composto por Antonio Vivaldi no período Barroco, os alunos notaram a presença de ritmos distintos e arranjos que possibilitaram a diferenciação desse estilo musical de outros que sucederam e precederam o Barroco. Analisando a estrutura e a melodia da obra vivaldiana, bem como considerando os conhecimentos adquiridos sobre os estilos musicais e seus compositores, qual estilo musical poderia ser associado ao 'Concerto para Bandolim em Dó Maior' e que influências posteriores podem ser identificadas nessa composição que contribuíram para o desenvolvimento de estilos musicais modernos?

Estilos Musicais e seus Músicos • 'EF69AR18, EF69AR19'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Arte: Crítica Social • 'EM13LGG201, EM13LGG105'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

A construção musical envolve a combinação de vários elementos, como melodia, harmonia e ritmo, para criar uma obra coerente e expressiva. Em uma peça musical, o ritmo desempenha um papel crucial ao influenciar a forma como a música é percebida e experimentada pelos ouvintes. Considere uma composição onde o ritmo é constantemente alterado, utilizando variações de compassos e síncopes. Qual é o impacto dessas alterações rítmicas na percepção geral da obra musical e na maneira como os ouvintes se conectam emocionalmente com a peça?

Construção Musical • 'EF69AR20, EF69AR21'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies